domingo, 14 de outubro de 2012

BIOGRAFIA DE ANTONIO BANDEIRAS

Biografia

Uma das caras mais conhecidas do cinema espanhol, Antonio Banderas sonhou em ser jogador de futebol quando criança, mas foi obrigado a abandonar as chuteiras após quebrar o pé aos 14 anos. Filho de um policial e uma professora, ele começou a se interessar pelas artes após assistir uma montagem do musical Hair no teatro.

Estudou na Escola de Artes Dramáticas de Málaga e chegou a ser preso por atuar em uma peça de Bertolt Brecht que havia sido censurada pelo governo do general Francisco Franco.

Aos 19 anos, em 1981, se mudou para Madri buscando maior destaque na carreira de ator. Se juntou à equipe do Teatro Nacional da Espanha, se tornando o membro mais jovem da história a ingressar no grupo. Chegou a trabalhar como garçom e modelo para ajudar nas despesas.

As performances no palco chamaram a atenção do diretor Pedro Almodóvar, que em 82 convidou Banderas para atuar em Labirinto de Paixões. Este foi o primeiro trabalho de uma parceria que ficaria marcada no cinema internacional. O ator e o diretor realizaram ainda A Lei do Desejo, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Ata-me! e, mais recentemente, A Pele que Habito.

No início da década de 90, apareceu como objeto de desejo de Madonna em Na Cama com Madonna, no que já seria uma prévia de sua estreia nos cinemas norte-americanos. A primeira participação em Hollywood veio em 1992 com Os Reis do Mambo. Nos anos seguintes obteve destaque em obras como Filadélfia e Entrevista com o Vampiro, e passou a ser visto como herói de aventuras a partir de A Balada do Pistoleiro, de Robert Rodriguez. Botou para quebrar em A Máscara do Zoro, Assassinos, Dupla Explosiva e Era uma Vez no México.

Atuou ao lado de Angelina Jolie em Pecado Original e voltou a trabalhar com Rodriguez na trilogia Pequenos Espiões. Antes disso, em 1996, conheceu sua esposa Melanie Griffith durante as filmagens de Quero Dizer Que Te Amo. Banderas fez sua estreia na direção com Loucos do Alabama (1999).

Antonio Banderas trabalhou com importantes diretores, como Brian De Palma (Femme Fatale), Julie Taymor (Frida), Alan Parker (Evita) e Woody Allen (Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos), mas sempre teve que lidar com os críticos que defendem que nunca conseguiu nos Estados Unidos papéis tão bons quanto os que interpretou no cinema espanhol.

Curiosamente, seu papel de maior sucesso em Hollywood veio em uma franquia em que o ator não aparece. Trata-se de Shrek, onde dá voz ao Gato de Botas. O personagem roubou a cena de Shrek 2 e conquistou prestígio o suficiente para desencadear no desenvolvimento de um filme-solo do bichano. Gato de Botas chegou aos cinemas em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário